Ovos estrelados & presunto

Ovos estrelados & presunto

 


Ingredientes


 

Para ambos 

1 colher de sopa de óleo vegetal

1 fatia grossa de presunto

1 colher de sopa de manteiga

3 ovos

 

Para as pessoas

Xarope de ácer e molho picante, opcional

Sal e pimenta a gosto

 

Preparação


 

1.      Aqueça o óleo vegetal numa frigideira média em lume médio-alto

2.      Coloque o presunto a fritar no óleo e cozinhe durante 2 minutos, vire e repita até estar ligeiramente dourado e cozinhado (se usar um termómetro de carne, o presunto deve chegar aos 60ºC). O tempo total de cozedura deve ser entre 10 e 15 minutos, dependendo da espessura do presunto. Retire para um prato.

3.      Numa frigideira média, derreta a manteiga em lume médio. Reduza o lume para o mínimo quando a manteiga estiver derretida, mas ainda não castanha ou a espirrar.

4.      Parta os ovos para um prato e depois deite-os suavemente na manteiga derretida. Tape e cozinhe até as claras ficarem de um branco cremoso e as gemas começarema solidicar nas extremidades, cerca de 4-5 minutos.

 

Para os gatos

1.      Coloque um ovo sobre um bocado de presunto e corte em pedaços pequenos.

2.      O prato deve estar frio o suficiente para servir imediatamente, mas teste-o primeiro com a parte de trás do seu dedo. Deixe arrefecer mais um minuto se ainda estiver quente.

Para as pessoas

1.      Coloque xarope de ácer quente (aqueça um pouco no micro-ondas durante dez segundos!) em cima da sua porção de presunto, se desejar.

2.      Adicione dois ovos e polvilhe com sal, pimenta e uma pitada de molho picante, se quiser.

Comentários

Mensagens populares