Como adaptar um gato recém adotado com o gato residente

 Não é simples um gatinho aceitar outro membro na família, é possível sim, mas no início, como é uma novidade, eles vão precisar da sua ajuda.

Mas como adaptar um gato recém adotado com o gato residente?

 


Lembre-se gatinhos são muito sensíveis à mudança e um novo amiguinho é uma mudança radical, futuramente vai ser maravilhoso para ele, mas no início é stressante.

Uma boa adaptação vai ajudar a diminuir o stresse e a relação dos gatinhos terá uma oportunidade de ser maravilhosa.

Nunca chegue com o gatinho novo e coloque os dois frente a frente como se estivesse a apresentar duas pessoas. Essa apresentação é muito traumática, os gatinhos vão se assustar muito e vai gerar stresse.

A apresentação dos gatinhos precisa ser feita de uma maneira gradual.

 DIA 0

Prepare a casa

Primeiro de tudo é importan8te deixar a sua casa preparada para a chegada do novo gatinho.

 



O novo gato deverá ter os seus acessórios, por isso faça o enxoval.

Além de cama, wc, comedouros, bebedouros e brinquedos, é necessário, ter desparasitante externo e interno (para os reforços) e uma dica fantástica, o Feliway.

 



Classic Feliway é uma réplica exata da feromona facial de familiarização em gatos. Quando o seu gato esfrega as bochechas num objeto (um comportamento chamado estamenha) ele está a esfregar essa feromona no objeto. É a maneira do seu gato dizer: 'este é meu, este é o meu espaço, estou seguro aqui.



Existe Classic Feliway em várias formas (difusor plug-in, sprays e até lenços).

DIA 1

A viagem

Chegou o grande dia e vai buscar o seu gatinho.

É necessário levar uma transportadora e uma manta ou resguardo descartável. 

Convém questionar e saber o máximo de informações. Data de nascimento, datas das desparasitações, vacinas (se já tiver idade e peso), comida e tipo de areia usada. 

Deve evitar alterações,  especialmente na alimentação. 


 A chegada




Este bigodinho não faz lembrar alguém?!




Assim que chegar com o gatinho novo, leve-o imediatamente para uma divisão da casa separada, ele vai ficar ali nos primeiros dias.

Nessa divisão deverão estar todos os acessórios que o gatinho necessita (cama, wc, comedouros, bebedouros, brinquedos, etc.)

Não deixe que os gatinhos façam contato visual. Eles precisam se conhecer primeiro pelo cheiro.

Nós optamos pelo WC de serviço, por ser uma divisão pequena mas segura e sem objetos que possam causar acidentes. É claro que retiramos alguns objetos de decoração e substituímos pelos acessórios do gatinho.




Para os primeiros dois dias é suficiente mas depois convém mudar para uma divisão maior.

É muito importante que o gato possa ter uma distração e se sinta confortável nessa divisão, porque a adaptação também é stressante para o gatinho recém chegado.

Deixe-o sozinho por algumas horas (mais ou menos 2 horas) para ele se acalmar. De vez em quando abra a porta um pouquinho para verificar se está tudo bem com ele.




DIA 2

1- Assim que o gato recém-chegado estiver instalado, deve habituar cada gato ao odor do outro. Pode fazê-lo através da troca de feromonas faciais. Pegue num paninho e esfregue-o delicadamente no queixo e na boca do gato recém-chegado. A ideia é recolher as feromonas das glândulas odoríferas.

2- Leve o pano para a área onde estiver o gato mais velho. Não o force a cheirar o pano; pouse-o simplesmente perto dele e deixe-o identifica-lo. Recompense todos os avanços que ele fizer na direção do pano com uma guloseima. Se não manifestar nenhum comportamento negativo, elogie-o e recompense-o.

3- Repita as etapas 1 e 2 com o gato mais velho, recolhendo as suas feromonas num pano e levando-o ao gatinho novo. Recompense os comportamentos positivos que ele demonstrar e repita o exercício uma vez por dia, durante vários dias. 




DIA 3 ....ou mais, depende das reações. No caso da Morgana e do Merlin foi mesmo ao 3° dia




Depois de ter procedido à troca de odores entre os gatos e de constatar que ambos parecem felizes na presença do cheiro do outro, pode começar a pensar em juntá-los. Se fizer isto devagar, os seus gatos desenvolverão um boa relação.





1- Após ter estabelecido um odor comum entre os gatos, pode deixá-los no quarto um do outro, sem lhes permitir ainda entrar em contacto direto. Não se esqueça de os recompensar quando se apresentam calmos, antes de os levar novamente para as áreas respetivas.





2- Em seguida, deve ajudá-los a associar a presença um do outro a qualquer coisa agradável, como comida. Pouse duas tijelas com a comida preferida dos seus gatos a igual distancia de ambos os lados da porta do refugio. Vá aproximando gradualmente as tijelas da porta, à medida que for vendo os gatos mais descontraídos.






3- Quando vir que os gatos já estão à vontade a comer ao lado da porta, experimente abri-la uns centímetros usando um calço para segurar a porta. Repita este exercício várias vezes, durante o dia, com pequenas porções de comida suculenta. Mesmo que lhe pareça um processo demorado, é importante não cair na tentação de o apressar.







DIA 4 

4- Agora pode substituir a porta do refugio por uma rede ou tela, para que os gatos possam ver-se um ao outro ou pode usar uma transportadora.  Mais uma vez, pouse os pratos da comida a uma distancia razoável e aproxime-os gradualmente. Vá com calma e respeite o ritmo que lhe pareça confortável para os gatos.




5- Incentive-os a participar numa sessão de brincadeira, utilizando um brinquedo para gatos, com duas pontas. Pouse o brinquedo de maneira a que atravesse a porta e fique acessível aos dois gatos. Convença-os a brincar, utilizando um pouco de erva-dos-gatos.

6- Se ambos os gatos se mostrarem descontraídos enquanto comem e brincam ao mesmo tempo, deve, então, permitir-lhes interagir sem barreiras. Se demonstrarem alguma ansiedade ou agressividade, deve os separar e recuar algumas etapas no treino.





 É normal que a adaptação demore um pouco, mais ou menos três semanas porque os seus gatinhos vão precisar de tempo para se conhecerem e acostumar com a novidade.





 Lembre-se durante todo esse processo é importante que converse com o veterinário dos seus gatinhos. Esse acompanhamento é indispensável mesmo com esse passo a passo. Até porque cada caso é um caso.


















Comentários

Mensagens populares