22ª lição - Busca

 
 


Se tem estado a cumprir as tarefas com o clicker até aqui, já poderá passar a exercícios mais avançados. O treino com o clicker estimula os gatos, ajuda a prevenir problemas comportamentais e é divertido!

1- Quando ensina o gato a ir buscar um brinquedo, fá-lo exercitar o instinto natural de caça. Algumas raças são eximias nesta aprendizagem, enquanto que outras exigem tempo e paciência. Aplique água de atum enlatado ao natural no brinquedo preferido do seu gato para o tornar mais atraente. Lance-o para longe, fazendo-o passar à frente dele.

2- Recompense qualquer sinal positivo da parte dele; se se dirigir ao brinquedo, o cheirar ou o agarrar; pressione o clicker e recompense-o. Repita isto várias vezes. Se pegar no brinquedo, espere um pouco, pressione o clicker e recompense-o. Tenha paciência, pode demorar muitas sessões até conseguir faze-lo apanhar o brinquedo.

3- Se ele trouxer o brinquedo na sua direção, pressione o clicker e recompense-o. Ele deixará cair o brinquedo para comer a guloseima, por isso, pegue-lhe rapidamente e lance-o de novo. Se ele já for buscar o brinquedo com facilidade, introduza a ordem de comando "busca", ao lançar. Vá devagar e acabe sempre de forma positiva.

Comentários

Mensagens populares