9ª lição - Apresentar um cão



Os cães e gatos podem tronar-se grandes amigos e companheiros, mas é fundamental proporcionar-lhes um primeiro encontro com cuidado e paciência.

1- Coloque o cão no seu local preferido e o gato no seu refugio, dando-lhe tempo pra ele se instalar. Assim que estiver descontraído, faça a troca de odores entre o gato e o cão (ver lição 7ª). Dessa forma, ajuda-os a conhecerem-se pelo odor. Recompense os comportamentos positivos.

2- Caso a primeira etapa corra bem, troque-os de sitio durante um curto espaço de tempo, sem os deixar entrar em contacto um com o outro. Assim, eles identificarão o odor do outro e transferirão o seu próprio odor para a zona um do outro. Recompense-os bem e volte a coloca-los no seu lugar.

3- Para garantir que a apresentação seja feita num ambiente controlado e seguro, instale uma cancela de segurança para crianças na porta do quarto onde deixou o gato. Prenda o cão pela trela e sente-o longe da cancela, recompensando-o bem sempre que ele olhar para si e não para o gato. Se algum dos animais se mostrar stressado, afaste-os da cancela. Repita o exercício, aproximando gradualmente o cão.



4- Passeie o cão diante da cancela e recompense-o quando ele se mostrar calmo. Caso o cão se atire à cancela, não o castigue; afaste-o e tente outra vez. Ele não tardará a perceber que recebe uma guloseima sempre que se porta bem. Pratique este exercício durante alguns dias.

5- Quando perceber que o gato e o cão estão consistentemente calmos e descontraídos, tente alimenta-los ao mesmo tempo, cada qual a uma distância segura da cancela. Mantenha o cão preso pela trela e recompense o bom comportamento de cada um.

6- Assim que os seu gato e o seu cão se mostrarem felizes na presença um do outro, permita-lhes  circular livremente pela casa, mas sem os perder de vista. Mantenha a trela presa à coleira do cão ( a arrastar  pelo chão, para lhe poder pôr um pé em cima, se necessário) até ele parecer despreocupado na presença do gato.

Comentários

Mensagens populares