12ª lição - evitar que fuja pela porta



Se tentar escapulir-se sempre que abre a porta de casa, o seu gato corre o risco de ter um acidente, ou até desaparecer para sempre. Faça os exercícios que se seguem para o evitar. Os gatos mais jovens devem praticar durante dez minutos; os mais velhos, durante cinco, no máximo.

1- Marque uma zona de saudação na sua casa. É aí que vai encorajar o seu gato a ficar, sempre que vai sair e entrar em casa. O ideal seria à janela. Para ajudar o seu gato a associar essa zana a coisas boas, coloque aí guloseimas, brinque com ele e escove-o aí.

2- Para ensinar o seu gato a ficar nessa zona, enquanto sai de casa, chame-o para o local que lhe atribuiu e recompense-o assim que ele aí chegar. Uma vez instalado, levante a mão, com a palma voltada para ele, e diga-lhe a ordem de comando "fica". Recompense-o  imediatamente.

3- Vá alargando gradualmente a duração do "fica". Quando ele estiver preparado, dê-lhe a ordem de comando "fica" mas espere uns segundos antes de o recompensar. Se ele não cumprir e sair ou saltar, recomece o exercício. Tenha calma e paciência.

4- Quando ele começar a manter a posição consistentemente durante cinco segundos, acrescente mais distrações. Peça-lhe para ficar e recue uns passos; recompense-o se ele se mantiver na posição. Vá aumentando gradualmente a distância e repita durante vários dias.

5- Antes de sair para o trabalho, chame o seu gato à zona de saudação. Peça-lhe para "ficar", elogie-o e recompense-o. Deixe algumas guloseimas e um brinquedo com ele e dirija-se calmamente para a porta. Se ele saltar, volte a coloca-lo lá e repita o exercício.

6- Ao regressar do trabalho, não lhe dê atenção antes de ele estar na zona de saudação. Elogie-o e recompense-o por isso. Sempre que entrar e sair de casa, não lhe dê atenção enquanto ele não estiver onde deve. Seja consistente.

Comentários

Mensagens populares