11ª lição - contacto com crianças


As crianças adoram acariciar os gatos e pegar neles ao colo, mas, caso não esteja habituado a isso, o seu gato pode ficar assustado. Assim, é indispensável supervisionar as interações entre o seu gato e as crianças.


1- Os gatos podem ficar mais nervosos nas interações com crianças. que são muito ativas e, para o gato, imprevisíveis. Comece por pedir à criança para se sentar calmamente no chão, sem fazer gestos bruscos. Assim que o gato se aproximar, peça à criança para o recompensar e, depois, acariciar delicadamente.

2- Utilizando guloseimas para o atrair, encoraje o seu gato a subir para o colo da criança. Peça à criança para se manter quieta e descontraída. Assim que o gato estiver no colo dela, peça à criança para lhe fazer uma caricia rápida, elogiando-o e re3compensando-o logo a seguir. Não force o gato a permanecer no colo da criança - se ele quiser sair, deixe-o.

3- Repita estes exercícios durante vários dias, aumentando gradualmente a sua duração. Encoraje a criança a manter-se calma e positiva, sem nunca apertar, prender ou gritar com o gato. Lembre-se que para isto funcionar, tem de ser o seu gato a ditar o ritmo; nunca faça nada a um nível de intensidade que crie resistência no seu gato.

Comentários

Mensagens populares