10ª lição - deixar que lhe peguem



Os exercícios que se seguem visão ensinar o seu gato a deixar que lhe toquem e lhe mexam. Quanto mais cedo o sujeitar a isso, mais facilmente o poderá acariciar, escovar, transportar e medicar. Os gatos mais jovens podem praticar durante dez minutos; os mais velhos, no máximo, cinco.

1- Comece com o seu gato descontraído e satisfeito. O objetivo inicial é que ele permita que lhe toque. Acaricie-lhe delicadamente o topo da cabeça ou o dorso - é onde a maioria dos gatos gosta de ser acariciado - mas evite tocar-lhe na barriga ou nas patas. Recompense-o e elogie-o.

2- Vá passando lentamente para outras áreas do corpo, recompense-o sempre. Faça sessões curtas, positivas e agradáveis; deve respeitar sempre o ritmo do seu gato. Caso tente fugir, deixe-o; não o retenha.

3- A próxima etapa consiste em pegar brevemente nele. Levante-o delicadamente do chão. Deve fazê-lo sentir-se bem apoiado mas não preso. Segure-o durante alguns segundos e volte a pousa-lo. Recompense-o, elogie-o e repita o processo. Se ele se mostrar satisfeito. vá aumentando a duração.



MEXER EM GATOS MAIS VELHOS:

Os gatos mais velhos podem não gostar que lhes mexam; podem sofrer de dores crónicas, ter sido pouco socializados, ou ser assustadiços. Assim, é importante não se esquecer do seguinte:

- muitos dos gatos mais velhos têm pouca tolerância ao toque. Deve respeitá-los, tal como são.

- quando fizer os exercícios anteriormente descritos, pare assim que notar sinais de ansiedade.

- tenha paciência e prepare-se para repetir mais vezes estes exercícios com os gatos mais velhos do que com os mais novos.

- nunca force, prenda ou grite com os seu gato.



NOTA:
A massagem alivia o stress nos gatos e é uma boa forma de lhes fazer um bom exame físico. Usando os polegares, esfregue delicadamente o seu gato, começando na cabeça e fazendo movimentos circulares. Passe para o pescoço e o dorso, terminando nas patas. No caso de gatos mais velhos ou nervosos, pode ser necessário diminuir a duração da massagem.

Comentários

Mensagens populares