1ª lição - Reconhecer o nome



Reconhecer o nome é uma das capacidades mais básicas que o seu gato pode aprender. É assim que lhe pode chamar a atenção, mesmo quando ele está prestes a entrar numa situação desagradável ou perigosa, e permite-lhe aprender a vir até si quando o chama.

1- Quando tiver o seu gato ao pé de si, chame-o delicadamente pelo nome; se ele olhar para si, recompense-o com uma guloseima. Se ele começar a olhar para si, à espera de um petisco, elogie-o e recompense-o logo. Recompense quaisquer tentativas que ele faça para voltar a cabeça na sua direção, em resposta à sua chamada.

2- Diga o nome dele repetidamente, ao dar-lhe uma das suas guloseimas preferidas. Da mesma maneira, ao preparar-lhe a refeição, dê-lhe um pedaço com a mão, dizendo delicadamente o seu nome. Repita este exercício várias vezes por dia, mas em sessões curtas.

3- À noite, quando ele estiver a descansar no seu colo, acaricie-o suavemente, repetindo o seu nome, num tom de voz calmo. Ele depressa associará o som do nome a uma resposta positiva e agradável da sus parte.

Dicas para o ensinar a reconhecer o nome:
- Quando estiver a treinar , equipe-se com bastantes guloseimas, como por exemplo, pedaços de frango. Os gatos dificilmente se sentem atraídos por biscoitos normais.
- Ao chama-lo, não use alcunhas. Use um só nome.
- Não tente chama-lo quando ele estiver a dormir ou distraído com uma coisa qualquer. Comece por o chamar quando ele estiver a olhar para si.
- Certifique-se que o resto da família conhece o seu método e o utiliza também.
- Nunca o chame para fazer qualquer coisa desagradável, como por exemplo, para lhe dar medicação. 

Comentários

Mensagens populares