Politica de cookies

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

5ª lição - bons hábitos ao arranhar



Arranhar é um comportamento normal dos gatos. Os gatos têm de arranhar para manterem as unhas em boas condições, marcar território e alongar os músculos. É muito mais fácil ensinar um gato novo a arranhar adequadamente, do que impedi-lo de arranhar objetos proibidos.

1- Arranje um bom arranhador para o seu gato. Alicie-o a utiliza-lo, balançando um brinquedo perto do arranhador ou esfregando-o com cat-nip. Se ele for investiga-lo, elogie-o e recompense-o imediatamente.

2- Encoraje o seu gato a utilizar o arranhador, arranhando-o com as suas unhas; esse gesto leva muitas vezes os gatos a arranharem também. Repita isto, várias vezes durante o dia e recompense qualquer comportamento positivo da parte dele, dando-lhe uma guloseima.

3- Os gatos tendem a arranhar e a alongar os músculos antes de dormir. Coloque o arranhador perto do local onde ele gosta de dormir. Sempre que ele se aproxime dele, o toque, ou o arranhe, recompense-o. Se ele tentar arranhar algum móvel, não o castigue: peque nele, coloque-o junto ao arranhador e recompense-o.



Reeducar um gato mais velho a adquirir bons hábitos de arranhar demora mais do que ensinar um gatinho, porque é mais fácil incutir padrões de bons hábitos do que corrigir padrões incorretos. Siga os conselhos que se seguem, para melhor ensinar o seu gato mais velho a deixar os maus hábitos e a adquirir bons.

-Aplique uma qualquer forma de dissuasão (como por exemplo, fita-cola de dupla face) nos objetos que ele costuma arranhar indevidamente.
- Não o castigue por arranhar onde não deve; assim, só agrava o problema.
- Coloque um grande arranhador forrado a sisal na área mais afetada.
- Siga as etapas 1,2 e 3.
- Lembre-se de que para ter êxito precisa de muita paciência, de muito tempo e de o encorajar constantemente.

 

Reforço com o clicker:

Comece a encorajar o bom comportamento do seu gato, utilizando o clicker. Sempre que o vir a utilizar o arranhador, encoraje-o, pressionando imediatamente o clicker e dando-lhe uma recompensa.

Sem comentários:

Enviar um comentário