Politica de cookies

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

3ª lição - Melhorar os hábitos na caixa de areia





Os gatos são naturalmente muito asseados e, em geral, são as mães quem lhes ensina os hábitos de higiene. Alguns jovens, no entanto, não têm esse treino ou precisam de mais ajuda e motivação para desenvolverem bons hábitos de uso da caixa das necessidades.

1- Coloque a caixa das necessidades num local tranquilo e resguardado. Encha-a com uma camada de alguns centímetros de areia fina e suave. Leve o seu gato até à caixa própria, para que ele saiba onde está, e ponha-o lá dentro. Mesmo que ele não faça nada, recompense-o só por ele lá estar.

2- Enquanto ele lá estiver, mova delicadamente as suas patas da frente, fazendo-o esgravatar e escavar a areia. Ele depressa entenderá o processo. Repita isto varias vezes ao dia, sobretudo depois de ele comer, acordar ou brincar. Fale com ele num tom de voz suave e lisonjeiro.

3- Caso ele comece a cheirar a areia, recue para lhe dar privacidade. Durante o dia, procure sinais, como esgravatar ou cheirar que possam indicar que ele precisa de fazer as necessidades. Nessa altura, ponha-o na caixa de areia. Nunca o force a entrar, nem o castigue por quaisquer "acidente".



Os gatos mais velhos e as caixas de areia:

Os gatos mais velhos, ou resgatados, podem desenvolver aversão pela caixa de areia, por diversas razões. Para ensinar um gato a mudar de hábitos no que se refere à caixa das necessidades, deve começar por identificar o problema, para só depois impor novas rotinas. Para isso, precisa de muita paciência.

- Inicialmente tente colocar várias caixas de areia em locais resguardados e retire-lhes as coberturas. Caso tenha vários gatos, arranje uma para cada e acescente mais uma. Utilize diferentes substratos em cada caixa, como por exemplo, terra, areia ou aglomerante. Lembre-se que os gatos são excecionalmente asseados e que deve manter as caixas sempre limpas. 
- Falando com ele num tom de voz suave, mostre-lhe as caixas e recompense quaisquer passos positivos que ele dê no sentido de as usar corretamente. Em seguida, aplique as etapas 1 a 3.

Sem comentários:

Enviar um comentário