ONGs pedem criminilização do consumo de carne de cão e gato



Dezembro / 2014

Podíamos estar a falar de alguns países asiáticos, onde o consumo de carne de gato e, principalmente, de cão é aceite de forma natural, apesar de estar a ser reduzido nos últimos anos. Mas não, trata-se mesmo da Suíça, na Europa, e estima-se que cerca de três por cento dos suíços consome carne de gato e cão em alturas especiais, como no Natal.

Uma das perguntas que ocorre de imediato, quando se fala destes casos, é como é que um dos países que mais restrições no que toca a deixar entrar animais de estimação no país, que tem uma das melhores qualidades de vida do mundo e que defende ser um dos países onde mais direitos são protegidos pode acontecer ainda animais de companhia serem usados na alimentação? Na verdade, acontece que apenas cerca de três por cento dos suíços o faz, e de forma clandestina, mas de acordo com a Chats SOS, uma das organizações que se bate por uma lei que proíba estes atos, isso só acontece porque essa lei não existe.

Mais que servir de alimento, a gordura dos cães é usada em unguentos como suposto tratamento para o reumatismo. Os gatos são consumidos como alimento nas épocas festivas, com especial incidência nos cantões de Berna, Jura e Luzerna, apesar de repetidamente as ONGs que protegem os animais domésticos tentarem que uma lei seja aprovada, mas a verdade é que até agora nunca nada foi feito nesse sentido no quadro legislativo suíço.

Desta vez, mais de 16000 assinaturas foram recolhidas e entregues no parlamento para que o assunto seja discutido e para que seja criada uma lei que criminalize o ato, para que de uma vez por todas quem pratica este tipo de ato seja punido por lei, o que agora não acontece por haver um vazio legal na legislação do país.
Uma das signatárias deste movimento popular é a conhecida atriz Brigitte Bardot, desde há muito conhecida pelas suas intervenções e ideias muito claras quanto aos direitos dos animais.

Comentários

  1. Deveria ser crime comer QUALQUER animal, não apenas cães e gatos, pois todos tem sentimentos e sofrem muito no processo de criação, engorda e abate.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares