Micoses
Sintomas
Alterações locais da pele, de forma arredondada; nessas zonas, os pelos tornam-se quebradiços e caem; a pele apresenta-se avermelhada e escamosa; em caso de afeção da raiz das garras, esta apresenta-se vermelha, inflamada e inchada.
Causas
Fungos. Visto que os esporos permanecem infeciosos durante vários anos, a transmissão das micoses é possível mesmo sem o contacto com o animal que esteja afetado, fazendo-se através de utensílios, objetos vários e portadores.
Tratamento
O veterinário terá de determinar a espécie de fungo em presença. Certos fungos podem ser identificados através da exposição a raios ultra-violeta, outros após exame microscópico do pêlo. O diagnóstico mais preciso é resultante de uma cultura feita com amostras de pêlo e pele; contudo, este exame exige pelo menos uma semana para ser conclusivo. Como medida imediata, o veterinário aplicará uma pomada ou solução que combate o crescimento dos fungos.
Riscos para o homem
Os fungos são transmissíveis ao homem. Se o seu gato estiver afectado, preste particular atenção às medidas de higiene e lave as mãos após qualquer contacto com o animal.
Convalescença
Tratamento da região afectada com uma pomada, uma solução e comprimidos segundo as instruções do veterinário. O ambiente terá de ser desinfectado com
fungicidas: consulte o seu veterinário.
Prevenção
Zele por uma boa manutenção do seu gato; ao cuidar do pelo do animal, mantenha-se atento a qualquer alteração.
Comentários
Enviar um comentário