Europeu Comum
Mais elegante do que o britânico de pelo curto, a caracteristica mais impressionante do Europeu é a musculatora e não a robustez. São conhecidos pela sua longividade e resistencia a doenças. Assim como as demais raças de gatos surgidas nas ruas, apresenta a excelente visão nocturna e bom faro, o que lhe permite caçar roedores na ausência de alimentos fornecidos pelos humanos.
História
Os primeiros exemplares descendiam de gatos levados para o norte da Europa há aproximadamente dois mil anos por soldados romanos com o intuito de matar os ratos nas despensas onde guardavam os alimentos. Ate 1982, os Europeus eram classificados como Britânicos de pelo curto, a FIFE atribui á raça uma categoria própria que começou como raça natural, sem ser submetida a normas de criação, com uma gama completa de cores e tipos.
Temperamento
É muito adaptável, independente e inteligente. Não deve estar confinado ao interior da casa. É manso, carinhoso e relativamente calmo, tornando-se um animal de companhia ideal.
Olhos
Os olhos são grandes redondos e bem separados.
Orelhas
As orelhas são de tamanho médio bem separadas e com as pontas arredondadas.
Corpo
O corpo é de aparência forte, com um peito largo.
Cauda
Comprida, afilada, com base de espessura média.
Pernas
As pernas são maciças.
Cabeça
Curta e em forma de cunha, com um queixo forte e focinho proeminente. O nariz é médio - longo, com a ponta azul na Grã-Bretanha e na Austrália, e cinza - ardósia nos EUA. A espessura do pêlo torna a face mais larga em volta dos olhos.
Pelagem
O manto é resistente a qualquer condição climatérica. É curto, denso e de textura áspera. Levanta-se ligeiramente pelo corpo. É fácil cuidar do pelo. Se escovar regularmente o sub-pêlo mantêm-se em boas condições.
Patas
Patas firmes e redondas
Comentários
Enviar um comentário