Cálculos urinários



 
 
Sintomas
 
Dores ao urinar; por vezes, a urina apresenta vestígios de areias ou sangue; a extremidade do pénis fica inchada e azulada; o animal lambe a extremidade do pénis.
 
Causas
Formação de pequenas areias ou de pedras, um pouco maiores, na urina presente na bexiga.
Os cálculos da bexiga podem também ser resultado de infeções ou de fatores congénitos.
Um teor muito elevado de magnésio na alimentação e uma alimentação demasiado abundante favorecem a eclosão da doença. Os machos, devido á sua uretra longa e estreita, são os mais afetados.
 
Tratamento
 
Só pode ser efetuado pelo veterinário. Esta principia por palpar a bexiga e examinar a abertura da uretra. Confirmado o diagnóstico, o animal é anestesiado e o veterinário introduz um cateter elástico ao longo da uretra até á bexiga.

As pedras mais pequenas podem normalmente ser removidas por meio de uma lavagem com uma solução ácida. Esse tratamento é depois completado com uma
medicação de antibióticos e espasmoliticos.
Em caso de obstrução total das vias urinárias, com risco de rebentamento da bexiga, o animal tem de ser operado de urgência.
Os cálculos podem voltar a formar-se, mesmo após um tratamento bem sucedido.

Consequências

A acumulação de urina, em caso de obstrução total das vias urinárias, pode desencadear uma insuficiência renal aguda ou uma situação de urémia, ambas
potencialmente mortais.
 
Convalescença
 
Na maior parte dos casos, o animal terá de ser alimentado com uma dieta especial pelo resto da vida (Pode adquirir embalagens de dieta pré-confecionada ao  veterinário).

Zele para que o animal beba bastante água, adicionando uma pitada de sal á comida.

Prevenção

Mantenha a tigela do seu gato sempre cheia de água fresca.

Limite a porção diária de comida a uma ou duas refeições. Evite a sobrealimentação.

Comentários

Mensagens populares