Perguntas frequentes

A partir de que idade posso dar banho ao meu gatinho?


Seja cão ou seja gato, a idade não é contra-indicação para se dar banho. O banho

pode ser dado sempre que se achar necessário, tendo apenas o cuidado de utilizar um

champô próprio e água morna, evitando deixar entrar água para os ouvidos. Depois

deve secar bem o animal, e não o deixar exposto ao frio.

Devo levar o meu gato ao veterinário apenas quando está doente?


Claro que não! Podemos e devemos actuar também ao nível da prevenção de

doenças, através de vacinação, desparasitação, etc. O diagnóstico precoce em

consultas e análises de rotina pode salvar a vida do seu animal de estimação.

Qual a idade com que devo dar a primeira vacina ao meu gato?


A primeira vacina do gato deve ser dada quando ele completar as 9 semanas de

idade. A melhor altura para o fazer depende de cada caso particular. O seu veterinário

é a melhor pessoa para o aconselhar neste aspecto.

Estou grávida! Tenho que dar o meu gato?


Claro que não! A toxoplasmose é uma infecção provocada por um protozoário

chamado Toxoplasma Gondi. Os felinos, nomeadamente os gatos domésticos são os
hospedeiros definitivos deste parasita, e libertam nas fezes uma forma infestante, os

oocistos. São estes oocistos que, quando ingeridos pela mulher grávida podem

provocar lesões no feto. Contudo, para impedir que isto ocorra, são suficientes os

cuidados de higiene básicos, nomeadamente: evitar trocar o caixote da areia (ou

quando o fizer, usar luvas e uma pá no manuseamento) e lavar bem as mãos antes de

ingerir qualquer alimento. Com estes cuidados, é perfeitamente possível a convivência

da mulher grávida com um gato. Esteja atenta a outras possíveis e mais frequentes

formas de infecção, como sejam a ingestão de alguns legumes mal lavados e de

carnes mal passadas.

A partir de que idade posso "castrar" o meu animal de estimação?


A partir dos 6 meses é possível em qualquer altura proceder à castração ou

esterilização do seu animal.

Com que frequência devo desparasitar o meu animal?


O animal deve ser desparasitado uma vez por mês até aos 6 meses de idade e de

quatro em quatro meses em adultos.
 





 

Comentários

Mensagens populares