Siamês
Altivo, teimoso, arrogante, travesso, barulhento, subtil, desconcertante e cativante – o Siamês é tudo isto… e muito mais! Com uma estatura esguia Estrangeira, um soberbo "casaco” de pontas coloridas e uns olhos azul-safira, é um gato que requer atenção a todos os níveis.
História
A biblioteca Nacional de Banguecoque possui uma colecção de manuscritos, o Livro de Poemas de Gato, datada possivelmente do século XIV, onde se encontra descrito um gato típico siamês chamado Vichien Mas. Julga-se, pois, que gatos idênticos tenham vivido na Tailândia durante séculos. Os siameses fizeram a sua primeira aparição na Grã-Bretanha na década de 80 do século XIX, seguida pouco depois dos EUA.
Temperamento
O siamês é o mais extrovertido de todos os gatos domésticos, com uma voz tão "estridente” que é impossível passar despercebida. É bastante inteligente e normalmente devotado ao seu dono.
Olhos
De tamanho médio, amendoados, oblíquos e de cor azul-safira. Os olhos estrábicos, outrora, frequentemente vistos nos siameses, são considerados um defeito.
Orelhas
Grandes e pontiagudas.
Corpo
De tamanho médio, longo, ágil e esguio, com um aspeto atlético.
Cauda
Longa afilada, e sem quebras.
Pernas
Altas e elegantes em proporção ao corpo. Os membros posteriores são ligeiramente mais compridos que os anteriores.
Cabeça
Em forma de cunha, comprida e estreita, com um nariz longo de ponta rosa-alfazema.
Pelagem
O pêlo deve ser curto, de textura fina, lustroso e raso. Deve ser de cor magnólia com matizes cinza-glaciais nas pontas – “máscara”, orelhas, pernas e cauda.
Patas
Pequenas, ovais e graciosas, com almofadas rosa-alfazema.
Comentários
Enviar um comentário