As lagartas processionárias

 





A LAGARTA DO PINHEIRO PODE MATAR O SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO

Por favor, passem esta informação, pois pode salvar alguns animais de uma morte terrível. O seu cão ou gato pode ser gravemente afetado e até morrer ao comer estas lagartas. O animal pode perder a língua por causa da lagarta e sem língua não poderá comer nem beber. Já vi alguns animais que tiveram de ser abatidos por causa disto.
Se suspeitar que o seu animal apanhou uma lagarta processionária, por favor leve-o a um veterinário imediatamente!

A LAGARTA PROCESSIONÁRIA DO PINHEIRO - Informação

Estas lagartas são assim chamadas porque caminham em procissão (ver imagem) ao saírem do ninho e antes de se transformarem em traças.. Encontram-se em climas mediterrânicos. Os "ninhos" são formados por um rolo de filamentos (ver imagem) do tamanho de um punho, que normalmente se alojam nos ramos mais altos dos
pinheiros. Entre os meses de Outubro e Abril, elas começam a descer dos ninhos de casulo à procura de terra quente e macia para se transformarem em traças.
Normalmente formam-se procissões com centenas de lagartas, que se vêm a circular  nos caminhos, passeios, relva, etc. As lagartas possuem pêlos finos e irritantes e são castanhas com algumas manchas amareladas.

Provocam choque anafilático e paragem respiratória que pode levar à morte. Nas crianças (que podem ficar curiosas com as lagartas e consequentemente levá-las à boca), os efeitos podem ser mais dramáticos ainda, precisando de ajuda médica imediata. Também as pessoas
mais idosas, com menos resistência, poderão ser afetadas mais grave e rapidamente. Golfistas, tenistas, futebolistas e praticantes de bowling (petanca) deverão ter cuidado de não agarrar uma bola que tenha tocado numa processionária.
No caso dos golfistas, há alguns campos de golfe onde permitem que substituam as bolas. Todas as bolas deverão ser limpas com papel, que posteriormente deverá ser queimado.
Relativamente aos animais de estimação, nomeadamente cães e gatos, o problema é
que as lagartas têm um sabor e cheiro agridoce e tanto os cães como os gatos irão tentar comê-las. Os resultados são quase sempre fatais. 3 ou 4 lagartas matam um cão de tamanho médio e basta uma para matar um gato. Quando o dono se apercebe do que aconteceu, já é tarde para salvar o animal e tudo o que resta ao veterinário é diminuir o sofrimento.
Não varra as lagartas processionárias, pois isso poderá causar ainda mais problemas, ao espalhar os pêlos que provocam a irritação e, por isso, o risco de envenenamento torna-se maior.

AS LAGARTAS PROCESSIONÁRIAS SÃO VENENOSAS. NÃO DEVE
TOCAR NELAS COM AS MÃOS!

 

Comentários

Mensagens populares