Bosques da Noruega
Uma lenda norueguesa descreve este gato como um animal misterioso e encantado, talvez nenhuma outra raça possua uma aparência tão bravia ou de mero visitante do lar doméstico. Embora, na verdade, não seja mais selvagem do que o Coon de Maine, com o qual se assemelha, continua a ser uma raça natural, austera, resistente e adaptada aos rigorosos invernos Escandinavos. A mais distintiva das suas características de adaptação ao meio é a pelagem dupla, que o protege do vento e da neve, mantendo a temperatura do corpo e secando 15 minutos após uma chuvada.
História
A única certeza é que se trata de uma raça antiga. Os seus antepassados terão sido gatos de pêlo curto importados da Grã-Bretanha pelos Viquingues e Pêlos Longos trazidos pelos Cruzados, que viriam a acasalar também com espécimes selvagens e domésticos. O “Norsk Skaukatt”, como é chamado na sua terra natal, poderá ser afigura felina lendária dos contos tradicionais escandinavos. Foi reconhecido na
Noruega em 1930 e entrou pela primeira vez numa exposição em 1938. Durante
algum tempo foi proibido exportar estes gatos, sendo a sua raça praticamente desconhecida fora do seu país. Desde a década de 80, porém, atingiu um elevado
estatuto internacional e estabeleceu-se um estalão.
Temperamento
Este gato adora as pessoas e pode ser bastante carente de afeto; em troca, inteligente, afável e brincalhão. Habituado à vida na natureza, onde é um caçadorexímio, adapta-se bem dentro de casa, desde que tenha espaço suficiente.
Variedades
São aceites todas as cores e padrões de pelagem, com ou sem branco.
Olhos
Grandes, amendoados e bem afastados.
Orelhas
Compridas, implantadas no topo da cabeça e pontiagudas, com tufos.
Corpo
Musculoso e robusto, de comprimento médio e quadrado na aparência, com ump escoço comprido.
Cauda
Flutuante e do mesmo comprimento do corpo.
Pernas
Compridas e poderosas. Os membros traseiros são ligeiramente mais longos do que os dianteiros.
Cabeça
De forma triangular, com um queixo pesado e bochechas cheias. Nariz largo, longo e direito, com a ponta da mesma cor da pelagem. Bigodes longos e proeminentes.
Pelagem
Dupla, com uma pelagem superior longa e impermeável sobre uma pelagem inferior espessa e lanosa. O rufo exuberante do pescoço cai normalmente no Verão. De cor azul, com matizes brancos por todo o corpo.
Patas
Grandes e pesadas. Almofadas da mesma cor da pelagem. As garras especiais permitem-lhe trepar.
Comentários
Enviar um comentário