O sono do gato



Todos os gatos dormem pelo menos 16 horas por dia, a cama ou o sítio de dormir é assim importantíssimo.

Os gatos ocupam o sofá, o tapete, a cadeira, a mesa perto da janela ao sol ou uma caixa de cartão.


Por norma, no inverno procuram os lugares almofadados e quentes e no verão os sítios frescos e lisos como o chão.


Claro que se não quer que o seu gato durma na sua cama ou no seu sofá terá que oferecer-lhe alternativas confortáveis. No entanto acho que deve deixar que seja ele a escolher a cama ou camas, já que ele escolherá várias de acordo com a sesta da manhã, tarde ou noite.


Normalmente as gatas têm uma área territorial menor e escolhem um ou dois sítios preferidos e não mudam. Já um gato, que tem uma área territorial maior, tem mais sítios de descanso, variando ocasionalmente.


Os gatos são mais activos durante a noite, embora isto varie de acordo com o ritmo de vida de seu dono. S passa o dia fora, o seu gato passa o dia a dormir quando chega a noite ele está cheio de energia. Os gatos que estão acompanhados durante o dia têm um ritmo mais equivalente ao humano, não dispensando a sesta da manha e da tarde.


Um gato dorme, em média, cerca de 16 horas por dia. Isto quer dizer que um gato de 7 anos só esteve realmente acordado durante dois anos de sua vida!


A cada hora, 220 milhões de gatinhos bocejam e 425 milhões fazem sonecas. Mas todo este tempo não é desperdiçado. Os gatos sonham como nós, nunca olhou para o seu gato e ele está de olhos meio abertos e a remexer ou com as patas a tremer, bem significa que estão a sonhar.


O gato dorme geralmente de lado, mas tem uma noção de conforto muito pessoal o que o leva a adoptar, muitas vezes, as posições mais estranhas, claro que a sua flexibilidade também ajuda, quantas vezes encontro os meus gatos esticados na cama, a parte dianteira virada para a direita e a traseira para a esquerda.

Comentários

Mensagens populares