Dar o remédio ao gato



Na maioria das vezes, levar o seu gato ao veterinário é a parte mais fácil do tratamento. Quando chega a altura de lhe dar o remédio, as coisas tendem a ficar difíceis. Aqui vão alguns conselhos para administrar os remédios:

Antes de medicar um gato que não conhece ou que sabe que vai reagir mal, enrole-o num pano grosso, prendendo as quatro patas bem firmes e se possível use roupas de tecido grosso.

 


Líquidos:

Também para gotas ou sólidos que precisam de ser diluídos.

Coloque o medicamento numa seringa sem agulha e com o animal em pé ou sentado, erga o queixo dele e mantenha a boca fechada. Puxe o lábio superior do animal um pouco para cima, enfie o bico da seringa no espaço existente atrás do canino e dê-lhe o remédio. Lembre-se de fazer isso com a boca dele fechada e o queixo erguido.

Nunca ponha o medicamento no fundo da boca ou diretamente na garganta. Se o remédio tiver um gosto saboroso tente oferecer diretamente numa tigela.

 

Comprimidos, pastilhas, drageias e pílulas: existem vários métodos, do mais fácil ao mais difícil.

1- Simplesmente ofereça-lhe o comprimido, alguns gatos comem o remédio sem que seja preciso força-lo a isso

2- Abra a boca do gato e coloque o medicamento o mais fundo possível na garganta. Observe o animal por alguns instantes para ver se ele realmente engole o remédio, abra-lhe a boca para ver se ainda vê o comprimido, se o largar e ainda estiver na boca ele vai deita-lo fora. Não lhe dê água ou qualquer líquido.

3- Faça bolinhas com um alimento que o seu gato adora (patê, carne picada, miolo de pão, bolos) e recheie com o remédio. Ofereça-lhe mas se apenas comerem e não deitarem fora o comprimido.

 
 
 


Cápsulas:

O pó contido dentro das cápsulas normalmente não deve ser retirado de dentro do invólucro de gelatina, pois geralmente o medicamento é fabricado dessa maneira para ser absorvido em determinado ponto do sistema digestivo. Por isso não deve ser dissolvido em líquido. Tente os métodos indicados para comprimidos.

 


Pós:

Geralmente são para ser espalhados sobre a comida. Se o seu gato se recusa a comer assim, pode diluir em água e dar como líquido, ou misturar com pequenas porções de alguma comida extremamente saborosa (como ração em lata, carne).

Comentários

Mensagens populares