Politica de cookies

sábado, 23 de novembro de 2013

Afiar as unhas



Os gatos precisam de afiar as unhas, é uma necessidade inerente a todos os felinos. O gato arranha uma superfície porque lhe dá oportunidade de eliminar as unhas velhas, renovando as garras.

Também o faz para marcar território, colocando aí “marcas do seu cheiro” impercetível aos nossos narizes. Os felinos possuem glândulas odoríficas na parte inferior das patas. Quanto mais o gato usa essa superfície, mais é atraído a ela, pois possui o seu cheiro.

É por isso que ele prefere arranhar algo que esteja à vista, como o braço de um sofá, ao invés de o fazer pelos cantos.


As marcas são feitas sempre de cima para baixo. É possível encontrar as garras velhas presas nos locais onde o gato exercita o seu arranhar. O gato também arranha como forma de exercício, espreguiçando-se.

Por isso se o seu gato arranha o sofá e móveis, perceba que ele tem necessidade de o fazer, mas habitue a arranhar uma superfície que seja do seu gosto e do dele também. Um gato de apartamento não tem uma árvore para arranhar, precisa de uma alternativa, se não lhe dermos uma, ele escolherá um móvel, sofá ou carpete.


Se não quer a sua mobília estragada, arranje um poste (arranhador) de sisal ou os chamados "ginásios" e habitue o seu gato a arranhar lá. O arranhador deve ser colocado num sitio de passagem do seu gato e se tiver vários gatos deve ter vários arranhadores espalhados pela casa (pelo menos um por gato).

O processo de habituação ao poste começa a partir do momento que o gato chega a casa, atraia-o para o poste com um brinquedo para que ele sinta a corda nas unhas e insista até que ele se habitue, atenção que nunca deve obriga-lo, ou ele passa a odiar aquele objeto e nunca o usa para arranhar.

Se o seu gato tem o mau hábito de arranhar outros sítios desabitue-o, ralhe e faça-o sentir que aquele lugar não é bom, use fita-cola ao contrário, alumínio, plásticos, cascas de limão ou laranja ou perfumes fortes

Sem comentários:

Enviar um comentário