Substâncias perigosas


 

Em baixo encontra uma lista de substâncias encontradas em medicamentos que podem ser fatais para o seu gato.


Muitos gatos têm morrido por ignorância dos donos que ao notarem que o gato está constipado ou com dores lhes dão medicamentos humanos em vez de os levarem ao veterinário causando danos graves ou mesmo a morte.

Acetominofen (Tylenol)

Paracetamol (Ben-u-Ron, etc)

Ibuprofeno (brufen)

Naproxeno

Anti-gripais (Cêgripe, etc)

Apenas 1 comprimido pode ser fatal para um gato adulto. Causa anemia hemolítica, formação de metahemoglobina (não transporta oxigenio), cianose, icterícia, edema de face, Taquipnéia, necrose hepática.
 
Ácido acetilsalicílico (Aspirina)

Primeiro estimula e depois causa depressão respiratória, ulceração gástrica, diminuição da agregação plaquetária, hipoplasia da medula óssea.

Benzocaina
Anestésico local em forma de spray ou pomada. Estimula o SNC, causa tremores, convulsões e por ultimo paragem respiratória.


Hidrocarbonetos clorados (lindane, clordane, etc)

Presente em alguns produtos para o combate à pulgas e outros parasitas. A reacção pode ser imediata ou levar dias para ocorrer. Começa com uma resposta exagerada aos estimulo, tremores, progressão para tremores cada vez mais fortes até um estado convulsivo, febre.


Hexaclorofeno (agente germicida, encontrado em champõs, desinfectantes e sabonetes)
É rapidamente absorvido através da pele e tracto intestinal. Causa nos gatos fadiga, fraqueza, falta de coordenação dos membros posteriores, febre, ausência de urina, paralisia flácida completa.


Carbaril (usado em remédios contra pulgas)
Principalmente como coleira, que expõe o gato constantemente. Causa lesão no SNC e morte por parada respiratória.

Azul de Metileno
Usado em medicamentos para tratar infecções urinárias

Comentários

Mensagens populares