Doenças Infeciosas


 
 
CORIZA
Sob esta designação generalizada existem duas viroses responsáveis por sintomas idênticos, associados a patologia do sistema respiratório.
A infeção pode provocar lesões irreversíveis na mucosa respiratória com uma desidratação generalizada intensa, podendo levar à morte dos pequenos gatinhos. Os gatos infetados já na idade adulta, tornam-se portadores crónicos deste vírus. Os sintomas típicos incluem anorexia, depressão, febre e corrimento do nariz e olhos. A doença resolve-se geralmente em 5 a 7 dias. O tratamento é apenas de suporte e consiste na administração de antibióticos para combater possíveis infeções secundárias. Somente é necessário hospitalizar gatos que requerem fluidoterapia, oxigenoterapia, e alimentação forçada. Não tratada, a coriza complica-se e pode levar a corrimentos purulentos ao nível dos olhos e nariz e pneumonias. A coriza pode ser causada por diferentes tipos de fungos e bactérias. A vacinação permite minimizar os sinais clínicos e as complicações.

 
PANLEUCOPÉNIA (TIFO)

É uma doença viral altamente contagiosa provocada por um vírus, que origina a diminuição do numero de glóbulos brancos, bem como uma diarreia aguda. Embora afete principalmente gatos com menos de um ano, esta doença pode ocorrer em qualquer idade. A mortalidade é mais elevada em gatinhos com menos de 6 meses de idade, na fêmea gestante, pode provocar malformações irreversíveis nos fetos. Os gatos podem ser infetados com o vírus de vários modos. A maneira mais usual de contágio é o contacto direto com um gato infetado ou com material infetado como camas ou comedouros. No entanto o vírus pode ser transportado no ar ou por um dono que passou por um gato infetado e sem querer leva o vírus para casa. Os sintomas aparecem 2 a 10 dias após a exposição ao vírus, e a doença dura geralmente 5 a 14 dias. O gato doente apresenta febre, depressão, anorexia, vómito e diarreia com desidratação progressiva. O objetivo do tratamento é evitar a desidratação e infeções secundárias. A panleucopénia pode ser prevenida com a vacinação.


LEUCOSE
É uma das principais causas de morte no gato. Esta doença provocada por um vírus, pode estar relacionada com uma situação de anemia, aparecimento de tumores ou leucemia. O contágio ocorre geralmente por ingestão ou em lutas. O vírus está presente na saliva, secreções respiratórias, fezes e urina. O recém-nascido pode ser infetado no útero ou através do leite de uma mãe doente. O período que ocorre entre a exposição ao vírus e desenvolvimento da doença, é variável e pode durar anos, depende do modo de transmissão do vírus. Os sintomas podem não existir ou podem incluir anemia, doenças que recidivas, febre, inapetência ou morte. O tratamento é de suporte e geralmente não tem grandes resultados. Existe uma vacina para esta doença mortal, por isso recomendamos que todos os gatos saudáveis sejam testados e se negativos para o vírus, vacinados para reduzir a incidência desta doença.


RAIVA
Doença contagiosa provocada por um vírus. Atinge mortalmente todos os animais de sangue quente inclusive o Homem. O vírus é eliminado na saliva e a sua propagação ocorre quando um animal doente morde um saudável. O vírus atinge o sistema nervoso do animal, provocando alterações do comportamento (agressividade, nervosismo, desorientação, convulsões) e paralisia progressiva. O animal morre por paralisia respiratória. Em Portugal não se regista um caso de raiva há alguns anos, mas de qualquer modo a vacinação anti-rábica deve manter-se, pois como já foi dito anteriormente, todos os animais de sangue quente podem ser atingidos, e um animal selvagem doente (raposa, morcego, coelho) pode de um momento para o outro passar a fronteira de um país onde há raiva , para um outro isento desta doença, passando a ser um foco contagioso.


IMUNODEFICIÊNCIA FELINA (FIV)
Embora de menor incidência, manifesta-se como a sida humana, atacando o sistema imunológico do animal e baixando a resistência do organismo; como consequência, o gato passa a desenvolver inúmeras doenças, emagrecimento progressivo e debilidade geral. A Fiv é fatal, não existe cura nem tratamento conhecido. Este vírus não é transmissível ao homem. Os gatos são infetados quando mordidos por um animal portador do vírus. A incubação é longa mas o veterinário pode identificar os gatos seropositivos. Nenhuma vacina, nem tratamento estão disponíveis até hoje.


PERITONITE INFECCIOSA FELINA
Também chamada de PIF ou FIP, uma das doenças felinas mais cruéis e complexas. Incide com uma frequência considerável. Contagiosa e fatal, a partir da manifestação dos sintomas, que ocorre, geralmente, a partir de uma queda de resistência. O período de incubação pode levar de 7 dias a vários anos. Os sintomas são os mais diversos, pois a doença ataca as células do sangue, e pode manifestar-se das mais variadas formas. Normalmente, provoca distensão do abdómen, devido ao acumular de líquidos nessa região; o gato apresenta uma coloração amarelada no corpo todo, perda de apetite, emagrecimento progressivo e debilidade geral .A transmissão é de através de contacto direto, urina, fezes e saliva. Existe a possibilidade de transmissão pelo ar. Nem todos os animais que apresentam o vírus desenvolvem a doença. Não há cura conhecida. Alguns resultados foram obtidos em tratamentos realizados com medicamentos para humanos.


CLAMIDIOSE
Também faz parte do Complexo Respiratório Felino, porém, manifesta-se mais intensamente nos olhos, como uma conjuntivite. Incubação: 5 a 15 dias. O animal apresenta espirros secos, sem secreção, e o nariz torna-se mais avermelhado. Pode apresentar febre. Facilmente confundível com processos alérgicos.

Comentários

Mensagens populares