Catnip


 
 
Também conhecido como erva-dos-gatos ou gatária, esta erva é usada há séculos como remédio para diversos males, como artrite e reumatismo.

 O catnip contém um óleo chamado hepetalactone, que faz com que o gato, ao cheirá-lo, chegue a um estado de quase êxtase. O animal pula, rola, dá saltos no ar, enrosca-se, mia e esfrega-se na erva, parece uma gata no cio. Mas, ao contrário das drogas humanas, o catnip não produz nenhum dano ao gato.

 Por exercer tamanha atração, o catnip é matéria-prima na confeção de diversos brinquedos e arranhadores, na foto podemos ver a reação de vários gatos, cada um com o seu brinquedo com cheiro de catnip).

 O óleo do catnip é produzido pela planta para espantar os insectos e pesquisas recentes demonstram que a erva pode ser utilizada até mesmo para espantar baratas.

 Um facto curioso: até os 3 meses de idade, mais ou menos, os gatos rejeitam o catnip, e ele não parece lhes causar nenhum efeito. E alguns gatos parecem ignorar a ação da erva mesmo depois de adulta. Outros causadores de “maluquice” nos gatos são: lixívia, azeitonas e chá.

Comentários

Mensagens populares