Gato biónico



O gato Oscar, do Reino Unido, mostrou que tem mesmo sete vidas ao continuar neste mundo após ter sido atropelado por nada menos do que uma colheitadeira (máquina usada para fazer a colheita em plantações) no ano passado. Mas ele não saiu do acidente completamente ileso, tendo perdido as duas patas traseiras.
A perda acabou se mostrando apenas temporária. Conforme conta o blog The Frisky, Oscar ganhou nova oportunidade para andar por telhados – e plantações – após uma cirurgia para a implantação de pernas artificiais por um neurocirurgião britânico.
As próteses metálicas foram desenhadas por engenheiros especializados em biomedicina. Elas foram fixadas ao osso das patas por meio de um pino, revestido com uma substância que ajuda as células do osso a crescer diretamente sobre o implante. A pele do gato, explica o doutor Noel Fitzpatrick, que o operou, cresceu ao longo do final do pino, formando um tipo de vedação natural para prevenir infeções.
O design das peças proporcionou um andar muito próximo do natural, permitindo que Oscar se movimente como qualquer outro bicho da sua espécie. Mas foram precisos vários meses de reabilitação até que ele conseguisse se mover com agilidade.

Comentários

Mensagens populares