Politica de cookies

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Necessidades fora da caixa: dica definitiva





 
... E se apesar de todos os seus esforços o seu gatinho continua fazendo coco e xixi fora da caixinha de areia? Bom, primeiro vamos fazer um "check list":
1) Você mantém a caixinha de areia do seu gato sempre limpa?
2) A caixinha de areia está longe da comida e da água do gato?
3) A caixinha está posicionada no lugar que seu gato gosta ...de fazer as necessidades?
4) Já o levou ao veterinário para saber se ele está com alguma doença?
5) O seu gato está a receber a sua atenção o suficiente?
6) O seu gato é criado dentro de casa?
7) Se tem vários gatos, possui uma caixa de areia para cada gato?

Sobre as perguntas, posso comentar o seguinte:
1) Se a caixinha estiver suja, então o gato vai procurar outro lugar pra fazer o "serviço".
2) Se a caixinha estiver perto da comida ou da água, então ele não vai querer usar a caixa.
3) Se a caixa estiver nalgum lugar escondido, pode ser que ele não encontre a caixa (por que não colocar a caixa no lugar que ele prefere fazer?).
4) Pode ser que o gato esteja com alguma doença e por isso ele está fazendo as necessidades fora da caixa, então só o veterinário poderá avaliar a situação.
5) Se o seu gato estiver stressado, com ciúmes, com medo, então ele vai fazer as necessidades fora da caixa.
6) Se seu gato anda solto por aí, pode ser que ele prefira fazer as necessidades na casa dos outros, então ele corre um sério risco e se você gosta dele, deverá tomar providências para evitar que isso continue acontecendo.
7) Quanto à quantidade de caixas, o ideal é ter uma caixa por gato e uma extra. Se tem 2 gatos, então tenha 3 caixas.

Observação: gatinhos bebes podem fazer coco e xixi no lugar errado, mas isso é um período curtíssimo. No caso de gatinhos novinhos, temos que colocar a caixa no "território" dele. Não adianta colocar a caixa lá longe que ele não vai achar. Depois que ele crescer um pouco, vá afastando a caixa também.
Agora se respondeu SIM a todas as perguntas da lista inicial e seu gato continua fazendo xixi e coco fora da caixa, e - pior - no lugar onde não pode, como por exemplo no tapete da sala, na cozinha, dentro da banheira, num cantinho do seu quarto etc. Às vezes basta impedir o acesso do gato ao local. Se ele sujar o quarto, então mantenha a porta deste quarto fechada por umas 3 semanas, que o gato vai "esquecer" que usou aquele lugar como WC. Mas se não der para fechar a porta, se for num lugar que não tem porta para fechar, na cozinha, por exemplo, que nem sempre tem porta para o interior da casa. Nesse caso, vamos a dica final, para usar caso nada dê certo:
Suponha que o seu gato ignorou a caixa de areia e foi num cantinho e fez xixi ou coco. Primeiro, pegue um papel toalha para limpar o xixi ou um saco plástico para retirar o coco. Em seguida pegue umas duas colheres de sopa de SABÃO EM PÓ bem perfumado - por exemplo OMO - e coloque no lugar que o gato sujou. Coloque então um pouquinho de nada de água no sabão, menos de meio copo. Vai ficar muito sabão para pouca água, mas é assim mesmo que dá certo. Pegue uma escovinha e esfregue fazendo espuma grossa. PRONTO! Não lave. Não retire o sabão. Deixe ficar seco durante alguns dias. O gato nunca mais vai fazer xixi ou coco naquele lugar e provavelmente vai procurar a caixa para fazer as necessidades.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário