Massajar o seu gato

Este é um procedimento que recomendo para todos os donos de gatos! A massagem presenteia o felino com momentos de prazer e de relaxamento.


   
Confiança e carinho
Durante a massagem, o gato associa o prazer que está a sentir com a presença, o cheiro e a voz do proprietário. Com o tempo, vai-se deixando tocar em mais lugares, à medida que percebe não correr risco. Isso faz o gato confiar cada vez mais no dono e gostar cada vez mais dele.
 
Stress e relaxamento
Uma massagem mais profunda é capaz de provocar um relaxamento ainda maior do que um simples carinho superficial. Mas, se o gato não estiver habituado a esse tipo de interação, o efeito pode ser oposto, stressando-o ainda mais. Em situações tensas, portanto, só faça uma massagem depois de o gato estar habituado a ser manipulado.
 
Incómodos e dores
Os nossos animais, infelizmente, não conseguem comunicar connosco quando sentem dor. Para a detetar, precisamos perceber sintomas como parar de comer, impaciência, agitação e, em alguns casos, agressividade.

Com os gatos essa perceção pode ser especialmente difícil, pois, instintivamente, eles disfarçam a dor e o desconforto para não mostrar fraqueza. O motivo é que ficam em situação de risco na natureza se os adversários perceberem que não estão bem ou que se encontram feridos.
Uma das técnicas dos veterinários para descobrir se o gato está a sentir dor é apalpá-lo. Ao ser pressionado no local dolorido, o gato tem reações que permitem saber da existência do problema e em qual região do corpo isso ocorre.

A limitação dessa técnica é não funcionar bem quando o gato está assustado, exatamente o que se espera que aconteça quando ele é apalpado por um desconhecido, fora de seu território.

Por meio de massagens diárias, podemos acostumar o gato à manipulação. Assim, será mais fácil submetê-lo a futuros exames. O proprietário conhecerá profundamente o corpo do gato, as reações típicas dele e os pontos mais sensíveis. Com essas informações, será possível dar uma importante ajuda ao veterinário. O dono terá condições de fazer uma descrição precisa dos locais do corpo que, quando pressionados, fazem o gato reagir com sinais de dor. Também é esperado que o gato aceite com menos tensão o exame clínico do veterinário, pois estará acostumado a ser apalpado.

Como fazer a massagem
Existem várias técnicas para massajar gatos, descritas em livros, sites e DVD, algumas, inclusive, patenteadas. Portanto, para quem quiser ir mais a fundo, há bastante conteúdo disponível por aí.
Mas não é preciso ser um “Expert” para começar a usufruir os diversos benefícios da massagem animal. Seguindo algumas dicas gerais, poderá praticar hoje mesmo no seu gato.

Tipo de massagem
Ao fazer carinho no gato, coloque um pouco mais de pressão nas mãos. Tente sentir o corpo do felino por baixo da pele - músculos, ossos e articulações. Concentre-se como se quisesse descobrir cada pedacinho dele, sem deixar despercebida qualquer parte do corpo.

Tempo, local e posição
É importante que o momento da massagem seja prazeroso, tanto para si quanto para o gato. Respeite, portanto, os limites dele. Aos poucos, ele aprenderá a relaxar e a confiar cada vez mais em si ao ser massajado.
Forçar o gato a aceitar uma massagem mais prolongada do que está disposto a aceitar ou querer que ele continue deitado contra a vontade costumam ser iniciativas contraproducentes. Não há problema se, no início, for preciso dividir a massagem em várias sessões, até conseguir que o gato seja massajado por inteiro.

Regiões sensíveis ou doloridas
Nunca inicie a massagem numa parte do corpo que possa estar dorida. Tome também muito cuidado ao manipular uma região sensível. Não é intuito da massagem causar dor, e sim prazer e relaxamento.
Se perceber que o gato está se sentindo incomodado ou se houver possibilidade de magoá-lo, não exagere na pressão. Procure conhecer até que limite ele a aceita tranquilamente. No futuro, uma mudança nesse limite poderá indicar um problema de saúde.
Quando começam a receber carinhos ou a ser massajados, os gatos não costumam permitir que a região do abdómen seja tocada. Nesse caso, evita-se massajar a barriga do felino até que ele fique totalmente relaxado ao ser manipulado. Muitos donos só conseguem fazer isso depois de massajar o gato por meses!

Comentários

Mensagens populares