O seu gato é castrado e marca território?


 
Um gato castrado não costuma marcar território mas pode acontecer.

Se ele não o fazia e começou a fazer pode dever-se a alguma alteração na casa.

Não é normal ele fazer isso o tempo todo sem motivo...mesmo sendo o gato Alfa (o dominante). Ele deve estar se sentindo ameaçado por outro animal ou até pela presença de um bebé ou adulto que disputa a atenção com ele, ou está sentindo algum cheiro estranho pela casa. Também pode acontecer de ele estar "protestando" porque a caixinha de areia dele não é limpa com tanta frequência como ele gostaria, ou, na pior das hipóteses, pode estar sofrendo de um descontrole urinário por causa de alguma doença.

 

Algumas dicas, então:

 - Verifique se há alguma pessoa ou animal que pode estar causando ciúme ou ameaçando o bichano; Dê-lhe mais mimo e atenção para não se sentir rejeitado.

 - Troque o produto de limpeza que você usa;

 - Limpe muito bem onde ele urinar, com um produto à base de cloro (lixivia) ou vinagre. Não use produtos de limpeza com amoníaco pois isso ia fazer com que o gato ainda gostasse mais desse local para fazer o xixi!

 - Limpe com frequência a caixa de areia dele; use sempre uma areia para gatos (pode juntar um pouco de pó de talco à areia para a areia ficar sem mau cheiro mais tempo);

- Se ele urina sempre nos mesmos sítios pegue um papel toalha para limpar o xixi. Em seguida pegue umas duas colheres de sopa de SABÃO EM PÓ bem perfumado - por exemplo OMO - e coloque no lugar que o gato sujou. Coloque então um pouquinho de nada de água no sabão, menos de meio copo. Vai ficar muito sabão para pouca água, mas é assim mesmo que dá certo. Pegue uma escovinha e esfregue fazendo espuma grossa. PRONTO! Não lave. Não retire o sabão. Deixe ficar seco durante alguns dias. O gato nunca mais vai fazer xixi naquele lugar e provavelmente vai procurar a caixa para fazer as necessidades.

- Tenha atenção se ele tem algum outro comportamento estranho, ex.: miar enquanto urina, ficar muito agitado olhando para fora (pode haver alguma gatinha no cio por perto, mesmo castrados eles podem se entusiasmar);

 - Se ele deixar de comer, miar estranho quando alguém pega nele ou quando ele urina, ou se esse comportamento persistir mesmo com as dicas acima, leve no veterinário que pode ser algo mais sério.

 

Comentários

  1. Oi, estou com esse problema.
    Tenho 6 gatos e a minha persa começou a marcar territorio mijando a casa toda - meu quarto, sala, cozinha...

    Não sei mais o que fazer

    ResponderEliminar
  2. olá, gostei muito das dicas.
    agora são minhas gatas castradas que estão urinando na casa...
    tenho 6 gatas(2 castradas) e 1 gato(castrado)
    vou seguir suas dicas, talvez estão com ciumes dos outros
    obrigada!

    ResponderEliminar
  3. Vou fazer esse teste. A limpeza já fazia com muito sabão e pouca agua, porém eu enxaguava.Vou deixar secar naturalmente agora.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares